quarta-feira, 14 de maio de 2008

As Revoltas da Primeira República - 8ª Série (81 e 82)

A aula de história da profª LIANE ROSE CHIPOLLINO ASEFF, com as turmas da 8ª Série (81 e 82) se tornaram mais interessantes nesta semana, pois estudamos sobre as "Revoltas da Primeira República" através da exploração do site:

Aprendemos sobre:

A Revolta da Vacina

Revolta da Chibata A Guerra do Contestado

Esta atividade tem por objetivo obter variadas informações sobre esse período da história brasileira, conhecer personagens e lideranças envolvidas nesses conflitos. Os alunos formaram equipes, e cada uma recebeu um tema para pesquisar. A Turma ficou livre para organizar a forma de apresentação do seu estudos. Portanto, uns optaram em organizar as informações em Power Point, outros no Word e outros em cartazes. A turma ficou um pouco ociosa pois as equipes eram muito grande. A professora não tem formação no NTE, mas tem boa vontade e interesse em implementar suas aulas usando diversos recusos como vídeos, exploração de internet, etc. Tivemos a socialização da 82 na semana passada e foi muito bom, o grupo que apresentou a revolta do gançaço e fez uma excelente apresentação concluindo este momento com um vídeo.

A socialização da 81 iniciou hoje, dia 28 de maio, com a apresentação da Eduarda e Thamires que fizeram um excelente trabalho de resgates sobre a revolta das vacinas.

Na semana de 09 a 11 de junho concluímos as apresentações, com alguns percausos nas apresentações tendo em vista a dificuldade na elaboração dos mesmos, tendo alguns alunos concluído os trabalhos em casa e disket não funcionar no momento da socialização.

Em geral os trabalhos ficam bonitos, porém fogem da nossa proposta metodológica, quando vemos produções clonadas sem autoria e reflexão do tema. Porém é mais um aspécto que temos que resgatar e aperfeiçoar no planejamento dos projetos/atividades, para que não desenvolvamos apenas técnicas de apresentação.

A avaliação dos projetos é fundamental para este aperfeiçoamento, para isto todos os envolvidos devem sugerir melhorias para as próximas atividade. Responda as questões de avaliação em um comentário neste blog:

1. AVALIAR A SUA PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO NAS ATIVIDADES DO PROJETO; 2. AVALIAR O SEU APRENDIZADO DO CONTEÚDO TRABALHADO ;

3. AVALIAR O SOFTWARE (INTERNET/POWER POINT), DIFICULDADES E FACILIDADES PARA EXECUTAR A TAREFA: 4. AVALIAR A MEDIAÇÃO (CONTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM): 5. AVALIAR O MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO (APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS) E SUGERIR OUTRAS FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO PARA TURMA, ESCOLA,PAIS E COMUNIDADE ESCOLAR, ETC :

15 comentários:

Rosane Maria Kreuch disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosane Maria Kreuch disse...

Que interessante o modo como foi descrita a atividade permitindo que nós, leitores do blog, possamos visualizar como tudo aconteceu.
Gostei muito também de ver as referências aos estudantes.
A reflexão que você faz a respeito da dificuldade metodológica em se trabalhar as questões éticas de autoria nas pesquisas é também muito relevante. Concordo que é fundamental resgatarmos esta discussão na avaliação com os estudantes, professores e também na formação continuada.
Vou entrar mais vezes aqui pra ver as avaliações dos estudantes.
Abraços à todos.

Anônimo disse...

Eu participei, gostei de fazer o trabalho, desempenho foi bom, o que eu não gostei muito foi que alguns alunos que não colaboraram, mais a maioria dos trabalhos foi bom :D

Anônimo disse...

Nossa participação no trabalho das revoltas da primeira republica foi consideravelmente bom, pois o trabalho em equipe foi a nossa prioridade; o nosso aprendizado foi razuavel porque não conseguimos assimilar bem o conteudo; nossa eqipe utilizou o word, esse é um programa de facil utilização; os professores foram bastante prestativos mas por razão da turma ser muito agitada, isso fez com que afetasse a sua contribuição; na nossa opinião estava bom, só que as equipes não estavam bem preparadas para aquele momento. Gustavo; Fabrício-81

Anônimo disse...

O nosso trabalho foi sobre a "Guerra do Contestado". O nosso desenvolvimento no trabalho não foi muito bom, pois o assunto era um pouco complicado para entendermos e a turma não colaborou com as apresentações e com as professoras.
O nosso trabalho foi feito no Word, foi ruim, porque o modo de apresentação não era separada por páginas igual ao Power Point.
Nós achamos que deveria ter mais profissionais ajudando no desenvolvimento dos trabalhos na Sala Informatizada, pois a gente perde muito tempo chamando e esperando em que eles possam nos atender.

Nomes: Camila R. Vigganigo; Mariana Santos
Turma: 81

Anônimo disse...

O trabalho foi facil. Porque noixx(o grupo) já sabia que o sabia sabia a subiar!!

Anônimo disse...

achei muito produtivo a nossa vinda na sala informatizada ,pois apredemos muitas coisas da primeira republica .o meu trabalho foi muito interessante pois falava de personagens em tinha ouvido falar mas não sabia a sua história.não ultilizei o power point da escola mas muitas informações retirei da sala informatizada .a internet foi um recurso muito ultilizado por mim tanto em casa como na escola .a Marta ajuda muito nas dificuldades dos alunos.com o meu trabalho eu aprendi muito e com os trabalhos do meus colegas tambem.foi muito legal mais essa esperiencia na sala informatizada .poderiamos voltar com a professora Liane de historia.
aluna :MARIANA SILVEIRA NUNES turma:81

Anônimo disse...

Gosteii muiito do trabalho.
mais não da colobporação dos alunos, eu admito que um desses alunos foi euuu.
e se eu errei eu tenho que admitir.
outra coisa eh que soh tem uma pessoa que cuida da sala aii se tem muitos aluos com duvidas demora muito para atender, mais de resto foi muito legal mesmo!!!!
a gente poderia tbm fazer outros trabalhos aki de animações tipo o da turma da monica, mais sobra o conteudo!!!!
eu vou falar um pouquinho do meu trabalho?:
meu rabalho foi sobre a reolta da vacina, foi muito legal pois mostram que como as pessoas erm ingnorantes e naum sabiamdos perigos.

Anônimo disse...

Bom o trabalho foi cansativo pois nem todos colaboram.
mas foi um trabalho que os que fizerão se dedicaram bastante para ter uma nota boa pelo que fizerão,eu consegui entender o que meus colegas apresentaram apesar de um zum zum da conversa ñ vou dizer que eu fiquei a aula toda prestando a atenção mas colaborei para que na minha apresentação todos colaboracem mas não foi oq aconteceu... agradeço a Marta e a professora Eliane que se empenharam para ajudar nós nesse trabalho.

Anônimo disse...

achei que esse trabalho foi muinto interesante porque aprendemos muintas coisas sobre a revolta da vascina e outros!!

Anônimo disse...

O nosso desempenho não foi muito bom, pois teve colagens de outro autor. Eu consegui aprender o conteúdo do meu trabalho, o Lucas também aprendeu. Foi fácil de achar as coisas na internet e de trabalhar no Power Point. A Marta e a Professora ajudaram bastante. O momento de apresentação foi ruim pos teve muitas conversas, e os alunos que estavam apresentando os trabalhos não estavam com o trabalho muito completo, e eu e mais um grupo terminamos o trabalho em casa.

Nomes: Iara Caroline e Lucas Santos Oliveira

Anônimo disse...

O nosso desenpenho no trabalho foi bom,e aprendi algumas coisas sobre a Guerra Contestado. Nos achamos um pouco coplicado o programa.Os professores es inpenharam para ajudar os alunos com dificudades e orientaram. Os alunos não se comportaram.
Everson,Mauro 81

Anônimo disse...

E que mãe do sabiá sabia q o sabiá sabia a subia eo pai do sabiá ñ sabia q o sabiá sabia a subia...

Anônimo disse...

gostei!mas pq o orkut ta liberado?

Anônimo disse...

Boooom....
Que voou faalar ?
ãã... No geral, a participação não foi tão boa, pois muitos alunos não cooperaram um(a) deles(as) foi eu. Porém, o trabalho foi realizado na informática atráves da internet e foi aprenzendado no power point. Muitos alunos demoram para aprezntar outros estavam com vergonha e outros ainda perderam o trabalho, foi o melhor bavava... Espero que o próximo trabalho seja melhor do que esse. Esse trabalho falo sobre as guerras da Primeira Pebúplica do Brasil, ela está dividivo em várias guerras... O meu trabalho foi sobre o gangaço, eu aprendi que a guerra do gangaço começou atraves do lampião e seu bando, que começaram a matar os outras pessoas....
Eu gostaria de realizar mais trabalhos na sala de informática pois, é um jeito melhor de aprender e também mais fácil de pesquisar do que em livros...
Porém os outros trabalhos que forem ser realizados na informática espero que ja melhor, mais participativo e também cooperativo pelos alunos.

Ps: Espero que todos tenham gostado do nosso trabalho, além dos alunos, porque eu acho que todos os alunos da turma 8ª1,8ª2 aprenderam o que foi a primeira guerra da Rebúplica do Brasil.

By: Patrícia de Jonas Assunção, Turma 81.