segunda-feira, 23 de abril de 2007

SISTEMA SOLAR - 4ª Séries (401 e 402)

Este é o tema do projeto/atividade que inicou esta semana, sobre responsabilidade da Professoras Maria Helena, Edileusa e Marta, junto aos (as) alunos (as) da 4ª Série (402).
O Objetivo deste projeto é identificar o sistema solar, reconhecer os planetas que foram este sistema e localizar a Terra no Sistema Solar.
Este projeto iniciou com uma pesquisa na internet no site "ASTRONOMINHA
Clique na Imagem para visitar o site do ASTRONOMINHA
Hoje iniciamos o primeiro encontro da turma na Sala informatizada. Conversamos com o intuito de orientar e informar sobre o funcionamento da Sala Informatizada.
Em seguida fizemos a orientação coletiva de como ligar o computador, fazer o logim e quais os objetivos e tarefas que todos teriam com esta viagem o site ASTRONOMINHA.
Durante os encontros/atividades os alunos estarão conheceram:
  • Sistema Solar;
  • Planetas;
  • Astros;
  • Estrelas;
  • Satélites;
  • Movimento da Terra.

Realizamos na semana de 13 a 17 de abril, a exploração do site, e foi gratificante ver o quanto os alunos se envolveram na leitura, registrando curiosidades sobre os planetas, sol e lua.

A atividade a leitura e produção textual foi realizada na semana de 02 a 04 de maio. A produção textual proposta no site de continuar a história sem fim, foi um sucesso, não faltou criatividade na elaboração do fim da história.

O que mais chamou a atenção foi ver como os (as) alunos (as) aprenderam facilmente as novas instruções no "Micromundos ", software utlizado para realização desta tarefa. Na semana posterior continuamos esta atividade, ilustrando a história e elaborando uma capa para a história.

A produção textual nos proporcionou um momento muito rico, pois quanto a maioria das duplas já consideravam seus textos concluídos, partimos para uma reestruturação coletiva dos textos isto é, o grande grupo apreciou a produção dos textos das outras duplas e puderam contribuir dando aos autores sugestões e dicas de correção. Isto fez com que todas a duplas ou trios de trabalho retornassem ao computador e fizessem a revisão dos seus textos conforme as instrução e regras este momento relembradas.

Foram momentos incríveis de apropriação do conhecimento, produção textual e criatividade em suas ilustrações.

Em alguns momentos, quando o trabalho era realizado nos computadores, tivemos conflitos e desentendimentos entre as duplas, pois sendo uma turma muito grande tivemos que agrupá-los em duplas e trios, e neste último caso, isto faz com que ocorra ociosidade de membros da equipe ou o desejo de participar intenso, isto gera conflitos. Mas a turma está aprendendo a socializar os intrumentos e ferramentas, bem como interagir com os colegas socializando o conhecimento. É um exercício de convivência em harmonia diante da realidade.

O atendimento a todos é mais moroso por ter maior número de alunos e a professora da turma não ter capacitação no micromundos e isto também gera agitação na turma, mas todos tem colaborado muito para o bom andamento da atividade.

O projeto teve seu encerramento com a ultima socialização das porcduções ao gradne grupo. agora estamos na fase de impressão das histórias para que cada aluno leve a sua história para casa e montagem e encadernação de um livro contendo todas as histórias e relato do projeto. Este livro ficará a dsposição na biblioteca para emprestrimo.

Foram momentos incríveis de apropriação do conhecimento. produção textual e criatividade na ilustração do texto.

Uma emocionate viagem á galáxia!

3 comentários:

Carol disse...

Oi Marta! Aos poucos estou me interando das atividadades realizadas na SI, depois um período atarefada com outras funções que assumo por aqui.
Um abraço!

marcia poly disse...

ola prof.marta!estava pesquisando sobre o sistema solar e vi o seu blog achei muito interessante,legal mesmo,sou prof.em são paulo/lapa e gostaria de saber onde poderia encontrar este material micromundos?Um abraço e parabéns!!!

marcia poly disse...

ola prof.marta!estava pesquisando sobre o sistema solar e vi o seu blog achei muito interessante,legal mesmo,sou prof.em são paulo/lapa e gostaria de saber onde poderia encontrar este material micromundos?Um abraço e parabéns!!! marciamaio@bol.com.br