terça-feira, 10 de abril de 2007

Semana das Mídias - Capacitação para Professores (as)

Nossa escola participa efetivamente da Semana das Mídias, promovido pelo Departamento de Mídia e Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação. O evento teve início na tarde desta segunda-feira (09/04) com um a palestra cujo tema era “Linguagens midiáticas e cidadania: aproximações necessárias”, abordado pela Professora Doutora em Comunicação Gilka Girardelo, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma pesquisadora da relação mídia, cultura e infância. A Professora Marta Rossetto Nunes, Coordenadora da Sala Informatizada, Esteve assistindo esta palestra. E durante esta semana alguns professores da nossa escola participarão das cinco oficinas realizadas neste evento. São eles: OFICINA NAS DOBRAS DA IMAGINAÇÃO = Selma Garcez (Professora de Matemática) -terça-feira pela manhã, das 8h às 12 horas - “Nas dobras da imaginação”, que leva em consideração a combinação da arte da dobradura com a arte de contar histórias, explorando possibilidades pedagógicas para o professor motivar e incentivar seus alunos à criatividade, ao raciocínio matemático e a despertar a sensibilidade musical. ANIMAÇÃO COM O LOGO = Jeferson da Rosa Goulart (Professor de Geografia) - terça-feira pela tarde, das 13h30 às 17h30 - “Animação com o LOGO”, que visa explorar os recursos de animação disponíveis no software de autoria MicroMundos como ambiente que possibilite a ludicidade, criatividade, raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de conceitos como: espaço, lateralidade, operações aritméticas, de geometria (ângulos, figuras e relações geométricas), é o objetivo desta oficina. PRODUÇÃO DE RÁDIO DIGITAL = Veroni Tonetti (Professora de História) - quarta-feira , pela manhã, das 8h às 12 horas - “Produção de rádio digital”, com a intenção de experimentar e avaliar as múltiplas possibilidades oferecidas pelo novo meio, como a interatividade e personalização de conteúdo. A web rádio une a popularidade do rádio tradicional à internet. Uma característica do rádio é a interatividade, mas na internet isto é total. O internauta pode ouvir o programa, falar, participar e ler mais informações sobre o assunto, consultar arquivos, obter dados, ouvir programas já apresentados, enfim, comunicar-se com a rádio.

PRODUÇÃO TEXTUAL NO BLOG = Josefina da Silva (Professora de Língua Portuguesa) - quinta-feira , pela manhã, das 8h às 12 horas - “Produção textual no blog”. A produção do conteúdo dos blogs ou diários virtuais dos alunos, escolas, disciplinas, projetos de pesquisa e áreas de conhecimento, podem favorecer o trabalho do professor que atua como um orientador de processos de aprendizagem e um co-autor na busca e elaboração de conhecimento.

ANIMAÇÃO COM BRINQUEDOS ÓPTICOS = Valmira Luci Martins (Professora da 2ª série)quinta-feira pela tarde, das 13h30 às 17h30 -“Animação com brinquedos ópticos”. Este entretenimento era popular no século XIX e possibilitou desenvolver a arte da animação, bem como pôde ser considerado o “avô” do cinema. Explorá-lo com os alunos nos dias de hoje pode servir à compreensão de fenômenos da física, de estímulo à produção de animação no contexto escolar e, principalmente, na formação dos expectadores do século XXI.

Durante a Semana das Mídias estes educadores terão oportunidade de refletir sobre o papel das mídias e, de experimentar as diversas possibilidades das linguagens midiáticas e suas contribuições para a prática educativa contemporânea.

Um comentário:

Unknown disse...

gostei muito de fazer este trabalho com o rodrigo o meu amigo da dupla. Pesquizamos sobre hinduismo e foi legal