sexta-feira, 20 de abril de 2007

Nosso Grande Tesouro: "A Água" - 2ª séries (201 e 202)

Nos últimos tempos vem se discutindo muito sobre meio ambiente, porém sempre encontramos obstáculos para colocar em prática ações para sua preservação. Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que todos os ecossistemas estão interligados, pôr isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida. Pôr se tratar de uma questão complexa, temos que pensar em meio ambiente com muita cautela, pois não podemos nos esquecer dos fatores econômicos, sociais e culturais. A escola pode contribuir de maneira significativa nesta área, sensibilizando os alunos através das discussões e reflexões temática. A educação ambiental é ação, pôr isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
Foi pensando nisto que surgiu o projeto/atividade "Nosso Grande Tesouro: A Água" está sendo desenvolvido juntos aos (as) alunos (as) das 2ª séries (201 e 202), sob responsabilidade da Professora Valmira Luci Martins, que procurou envolver profissionais (bibliotecária Angela e Profª Marta, Coordenadora da Sala Informatizada) bem como os recursos disponíveis em nossa Unidade Escolar, para melhor desenvolver este projeto/atividade. O projeto/atividade tem os seguinte objetivo:
  • Promover oportunidades para que as crianças saibam que a água é um recurso natural renovável fundamental não só para a sobrevivência humana, mas para a sobrevivência de todos os seres vivos;
  • Conscientizar sobre a necessidade de uso racional da água para evitar que os seres que habitam o nosso planeta sofram com a falta de água, fazendo-se necessário que cada um faça a sua parte evitando o desperdício.
O tema surgiu em sala de aula, no dia em que se comemorava o Dia Internacional da Água. Os alunos se sentiram motivados e sensibilizados para estudar os seguintes conteúdos propostos pela professora:
  • A água: ciclo da água, tipos de água, preservação;
  • Natureza e recursos naturais;
  • Poluição.
Estarão sendo realizadas neste projeto, as seguintes atividades:
  • Leitura da hora do conto;
  • Vídeo:
  1. A Era do Gelo II;
  2. Aquecimento Global e efeito estufa;
  3. Aquecimento Global: "Caos no Clima"
  4. Comercial: Aquecimento Global
  • Pesquisa na biblioteca;
  • Brincadeira da caixa do tesouro;
  • Produção textual: acróstico, texto informativos e publicitários;
  • Desenhos;
  • Pesquisa;
  • Discussões e reflexões sobre vídeos e leituras;
  • Jogos online.
Os vídeos, discussões e reflexões foram realizados na Sala Informatizada. Na semana de 16 a 20 de abril, exploramos o site: http://www.radarkids.com.br
Visite ao site clicando na imagem acima Nele vimos a animação do ciclo da água, animação demonstrando o percentual de água disponível de água no planeta jogos e brincadeiras sobre o uso do recurso sem desperdício.
Hoje, dia 04 de maio, iniciamos a aula com a turma 201 vendo um vídeo e conversando sobre o Gás Carbônico, como é produzido e quais os efeitos que ele exerce no planeta. Depois partimos para a confecção de um marcador de livro com frases colhidas na mensagem secreta sugerida no site de referência. Cada aluno (a) ilustrou seu marcador com as imagens do Micromundos. software utilizado para a execução desta tarefa. A ilustração e a frase devem estimular a preservação da água, consientização pelo cuidado com o meio ambiente. Realizamos a confecção de um livro com os acrósticos ilustrados com os acrósticos produzidos em sala de aula, os alunos digitaram e ilustraram o acrostico no Micromundos depois imprimimos uma cópia para cada aluno da sua produção e fizemos uma cópia com todos os acrósticos para a montagem de um livro que ficará a disposição para empréstimo e leitura na biblioteca.
O projeto foi muito apreciado por todos envolvidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://markonzo.edu It is a very good thing, actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], 0082, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], >:-[, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], jmwyvlg, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], 61290, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], 91086,

liberdade sempre disse...

Olá! Parabens pelo blog porém não consegui ler esta postagem devido a cor da letra. Gostaria que visitasse tbem o nosso blog. emtherezinhadejesus.blogspot.com