segunda-feira, 4 de junho de 2007

LIVRO DE RECEITAS DA CHAPEUZINHO VERMELHO - 3ª Série 31 e 32

Este projeto/atividade teve início com uma sessão de vídeo: "Deu a Louca na Chapezinho Vermelho". Onde um coelho rouba o livro de receitas da vovó. A história inspira o grupo a pesquisar receitas de doces na biblioteca e em casa com a família.
Já na sala informatizada os alunos terão a tarefa de escrever uma história com os personagens do vídeo em seguida um personagem deverá dar uma receita (uma receita pesquisada pelo grupo).
Este Projeto/atividade tem o objetivo de conhecer e produzir textos do gênero: Narrativo - Receita, desenvolver habilidades e apropriar-se dos seguintes conteúdos:
  • Gênero de texto: Receita
  • Produção de texto
  • Pontuação
  • Leitura/oralidade.

Para realização destas produções de textos, utilizaremos o software Micromundos, programando animação para o personagem e inserindo som (na fala do personagem) quando o mesmo der a receita, pois pensamos não num livro impresso mas um livro digital.

Os alunos já fizeram a capa para o livro de histórias e estão produzindo a história .

Posteriomente terão a tarefa de produzir o livro de receitas digital.

O trabalho na sala informatizada está sendo realizado em duplas e percebemos grande envolvimento dos alunos na proposta, bem como empenho na produção textual e ilustração do livro.
Os alunos serão avaliados processualmente através da observação diária e da produção final do livro de receitas.
O projeto/atividade faz uso de diversos ambientes da escola, como: sala de aula, biblioteca e sala informatizada. E envolve os seguintes profissionais: Profª Elisabeth, professora das 3ªs Séries, Profª Marta, coordenadora da Sala Informatizada e Ângela, bibliotecária.
De volta as aulas, nesta primeira semana de agosto retomamos o projeto socializando as produções, e neste momento fizemos uma reestruturação de texto, observando em todas as produções as necessidades de correções bem como o encaminhamento para que os alunos retomassem suas produções. Após a socialização os alunos voltaram ao computador para terminar suas histórias e ilustrações. Neste dia prosseguimos as atividades e alguns alunos já iniciaram a digitação da receita que irá compor o livro de receita virtual. Na próxima semana estaremos dando continuidade ao livro de receitas digitando e preparando a página da narração da receita pelo personagem da história.
Já digitamos a receita, gravamos a narração das receitas por um personagem da história.
Os alunos nunca tinham usado as feramentas de gravação e esta atividade além de proporcionar um conhecimento novo percebemos que desenvolveu a oralidade, dicção e fluência na leitura.
Mesmo com a ausência da coordenadora, por motivo de doença a professora Elizabeth deu continuidade ao projeto.
Estamos na fase final do projeto, iniciamos em novembro a animação. Os alunos também nunca haviam utilizado os comandos de movimento. Muito trabalho, pois a criançada está aprendendo os comandos e solicitam muita ajuda. Mas muito entusiasmo e alegria de ver tudo tão bonito e com movimentos. Pretendemos encerrar neste mês e socializar as produções na última reunião de entrega de boletins para os pais.

Nenhum comentário: