sábado, 7 de agosto de 2010

Projeto Parque Linear - 8ª Série (81)

“O Parque Linear é uma categoria de parques que buscam preservar sistemas ecológicos contínuos e as matas nas bordas de rios e córregos. Neste projeto pretendemos conectar o Sertão do bairro Córrego Grande, onde temos a nascente no poção, com o Manguezal do Itacorubi.”, explica o professor do Cezar Floriano, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, o Projeto do Parque Linear, prevê áreas de reflorestamento, ciclovias ligando os bairros, espaços para trilhas e áreas de passeio.
Para dar visibilidade para esse Parque estudantes do curso de História da UDESC em conjunto com alunos da 8º série da Escola Básica Municipal Padre João Alfredo Rohr, no bairro Córrego Grande vão atuar dentro de um projeto pedagógico para promover o exercício a cidadania e o reconhecimento do espaço público.


O projeto elaborado pelos acadêmicos no primeiro semestre de 2010 propõe para os estudantes o pensamento critíco e a reflexão sobre a falta de políticas públicas em Florianópolis para controlar, fiscalizar, organizar e planejar o crescimento urbano da cidade. Isso levado muitas comunidades a se organizarem em torno de uma entidade ou associação, com objetivo de propor a discussão sobre os problemas ocasionados pelo acelerado crescimento populacional e sobre a expansão da urbanização nos bairros.


Se por um lado, essa urbanização atende a algumas necessidades das comunidades (saneamento básico, iluminação pública, asfaltamento das ruas e avenidas) por outro ela reduz os espaços públicos ainda existentes em detrimento da expeculação imobiliária (construção prédios, condomínios residenciais, supermercados e shoppings

Nenhum comentário: