sexta-feira, 21 de novembro de 2008

22/11/2008 - UM SÁBADO DE FESTA

"Escrever poesias é contemplar as palavras", já dizia o escritor Carlos Drummond de Andrade. Amanhã é dia de festa! Estaremos realizando em nossa escola o lançamento do livro:
"POEMAS E MEMÓRIAS, REVISITANDO O LUGAR ONDE VIVO"
Imperdível este grande momento onde estaremos conhecendo o talento de nossos (as) alunos (as), sob coordenação da professora de português, Josefina.
Venha prestigiar nossos alunos!
Comitantemente, no pátio interno da escola acontecerá a exposição das maquetes e trabalhos realizados na disciplina de inglês, sob coordenação da professora Denise com o tema "Halloween"
Os trabalhos estão lindos! Não perca!

Eleições diretas para diretores de escolas

Município de Florianópolis terá eleições diretas para diretores de escolas As eleições diretas para diretores de escolas irão acontecer, amanhã no dia 22 de novembro em 98 estabelecimentos de ensino da Secretaria Municipal de Educação. Para participar do pleito o candidato deve ser membro efetivo no quadro do magistério ou membro efetivo no quadro civil, nos cargos de auxiliar de sala e bibliotecário ou ser admitido em caráter temporário no quadro do magistério. O concorrente deve ter formação em nível superior, na área da educação, e ter atuado durante os três últimos anos letivos na rede municipal de ensino da Capital. Quem são os eleitores? Os 4 mil 500 servidores, que podem ser efetivos, admitidos em caráter temporário, comissionados ou terceirizados, bem como por 7 mil 678 alunos de 5ª a 8ª séries, devidamente matriculados e com freqüência mínima de 75%. Pai, mãe ou responsável legal pelo estudante também tem direito de votar. A eleição será realizada amanhã, dia 22 de novembro, das 8h às 17h, com a eleição dos candidatos que tiverem maior número de votos válidos. A homologação e divulgação dos resultados oficiais das eleições serão publicadas no dia 28 de novembro. Os eleitos vão tomar posse no dia 19 de dezembro e ficarão no cargo por dois anos. É extremamente importante que todos participem ativamente desse processo. O exercício da cidadania, a oportunidade de valorização da democracia através da escolha do diretor de uma unidade educativa é de um aprendizado fantástico.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 7ª (71) e 8ª (81) séries

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
A etnia brasileira é formada basicamente pelo branco europeu, pelo índio, pelo negro e pela miscigenação desses três elementos. Mistura de seres humanos de origem diversa – indígenas, europeus e africanos – a miscigenação teve valorização que variou através dos tempos.
Educar para diversidade significa recuperar a história de um território que foi se tornando negro ao longo dos séculos e que tem grande dificuldade de se enxergar assim.
Para tanto os alunos e alunas da 7ª série (71) e da 8ª série (81), com a Profª Laura Paladino, professora de Artes Plásticas, estão desenvolvendo o projeto "História e Cultura Afro-Brasileira, partindo do princípio que este estudo consta em lei: Lei de Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira na grade curricular dos níveis fundamental e médio de instituições públicas e particulares. O texto da Lei inclui ainda o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.