segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Do mundo fechado ao universo infinito... O Renascimento - 6ª Série (61)

Hoje daremos início a mais uma pesquisa, leia com atenção toda orientação abaixo:
Introdução

O Renascimento pode ser considerado como um marco do início da Idade Moderna, uma vez que reflete o desenvolvimento de uma nova vida e de uma nova mentalidade, vinculadas à ascensão da cidade e da burguesia. Foi nas cidades italianas que essa nova cultura se desenvolveu, cidades mercantis desde as Cruzadas, que viram o nascimento de uma camada social ligada ao comércio. A vida urbana, por si só, implicava o estabelecimento de novas formas de relacionamento social, diferentes daquelas estabelecidas no mundo feudal. Somam-se a isso a necessidade de justificar o comércio e a preocupação com a obtenção do lucro, mentalidade condenada pela Igreja Católica. Outros fatores contribuíram para o surgimento e para o desenvolvimento desse movimento, como o aperfeiçoamento da imprensa, a decadência de Constantinopla e a prática do mecenato. Tarefa:

Você é um mecenas que vive na Europa entre os séculos XV/XVI e foi convocado para uma reunião com representantes da Igreja Católica para explicar porque protege determinados artistas e pensadores como Leonardo da Vinci e Galileu, Giordano Bruno e Copérnico. Pensando que deve ter bons argumentos para a discussão que certamente acontecerá, você registra em um texto suas idéias e respostas para perguntas como as que se seguem:

Grupo 1 - demonstre o que se entende por Renascimento/ Humanismo
Grupo 2 - ressalte a importância de Leonardo da Vinci e comente suas obras
Grupo 3 - demonstre a importância das obras de Galileu nesse momento histórico
Grupo 4 - analise a postura de Giordano Bruno frente ao Tribunal da Inquisição
Grupo 5 - como os estudos de Copérnico influenciaram as grandes navegações?
Grupo 6 - mostrar como a valorização do racionalismo e o surgimento da ciência moderna
Grupo 7 - provocaram transformações no modo de viver na Europa no século XVI
Grupo 8 - explicar a ruptura da unidade do mundo católico europeu assim como a reação católica a essa ruptura.
Passo-a-passo:

Inicie o trabalho preparando o documento do Word onde você vai elaborar seu registro. Siga as instruções abaixo: 1. Abra um arquivo no Word e salvá-lo na pasta História na área de sua classe. 2. Formate o arquivo da seguinte maneira: Cabeçalho: Nome, último sobrenome e número dos integrantes da dupla. Rodapé: Classe e título do trabalho Letra: Arial 12 Negrito para título e Arial 10 para corpo do texto. 3. Consulte os sites selecionados para coletar os dados necessários para o seu trabalho.

Enciclopédia Online História da Arte Renascimento: história de um significado Wikipédia: Renascimento Renascimento Cultural Renascimento Cultural Wikipédia: Contra Reforma Giordano Bruno Leonardo da Vinci Galileu Galilei Copérnico Grandes nomes da cultura renascentista 4. Elabore o seu texto. Se você utilizar figuras, não se esqueça de colocar legendas e créditos. 5. Não se esqueça de colocar, no final do trabalho, a bibliografia utilizada.

Bom trabalho!

Nenhum comentário: