Segunda - feira 30 de julho de 2007 milhões de crianças e jovens em todo país retorna a escola. Milhares de professores, diretores de escolas, funcionários têm o desafio de acolherem esses aprendizes.É um ritual que se refaz. É hora de rever nossos sonhos ou ausência de sonhos – desafio maior! Despertar o potencial, o prazer do conhecimento. Como dizia Aristóteles, “ A vida melhor e mais prazerosa é a vida do intelecto, uma vez que o intelecto é, em sentido mais amplo, o homem”. Isso quer dizer que a educação deve proporcionar valores, deve levar à justiça, à serenidade, à capacidade de pensar antes de fazer.Que nossas crianças e adolescentes se encham-se de esperança nesta volta às aula.Que os professores reinventem a forma de ensinar a cada momento.Que também os pais estejam presentes, sempre. E que todos participemos da construção de uma sociedade melhor.“Uma vida boa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento.” (Bertrand Russel)
sexta-feira, 13 de julho de 2007
VOLTA AS AULAS
FÉRIAS DE JULHO
quinta-feira, 12 de julho de 2007
FÁBULAS - 2ª Série (21 e 22) e 3ª Série (31 e 32)
- Leitura de um gênero textual (Fábulas)
- Reconhecer a extrutura do gênero
- Produção textual, observando sua ortografia.
Concluída as atividades de leitura e reconhecimento da estrutura das fábulas, bem como a escrita de um novo final para as fábulas. Iniciamos hoje, dia 12 de junho de 2007 na Sala Informatizada um momento gostoso de leitura de fábulas na Web observando as estrutura as fábulas e as diversas formas de apresentação, com inserção de textos, imagens animadas, som, cores adequadas ao texto.
Esta atividade em parte ficou prejudicada na exploração dos sites de referência nos computadores pelas duplas, tendo em vista que estamos com uma velocidade de internet cada vez mais lenta. Então fizemos a exploração dos sites mais carregados com audio, imagem e textos no coletivo fazendo o uso do projetor multimídia.
Após este momento coletivo, as crianças se organizaram em duplas e cada dupla escolheu uma fábula para modificar o final ou fazer a releitura desta história.Para a produção textual nos computadores escolhemos o software Micromundos. No primeiro dia da produção das fábulas no Micromundos, várias duplas já concluiram a produção textual. No próximo encontro, que se dará após o período de férias, estaremos concluido a produção textual e inicando a ilustração destas fábulas. Pretendemos ainda inserir um fundo musical e animação das imagens. A Avaliação deste projeto se dará processualmente tendo como ênfase a produção textual e criatividade. Temos prevista socialização das produção no decorrer e ao final do projeto.
(CLIQUE NAS IMAGENS E LEIAS AS FÁBULAS)
De volta as aulas, nesta primeira semana de agosto retomamos o projeto socializando as produções, e neste momento fizemos uma reestruturação de texto, observando em todas as produções as necessidades de correções bem como o encaminhamento para que os alunos retomassem suas produções. Após a socializações os alunos voltaram ao computador para terminar suas fábulas.
Na próxima semana estaremos concluindo as fábulas para uma socialização final e impressão dos trabalhos.
quarta-feira, 11 de julho de 2007
TRABALHANDO OS JOGOS PAN AMERICANOS E PARA PAN AMERICANOS - 5ª Série (51), 7ª Série (71) e 8ª Série (81)
Comitê Para Olímpico Brasileiro
Profissionais Envolvidos: Professora Patrícia (Auxiliar de Ensino) Professor Jorge (Educação Física) Professora Ângela (Bibliotecaria) Professora Marta (Coord.Sala lnformatizada)
Os alunos realizaram as pesquisa na Internet, na Sala Informatizada, sob orientação do Profº Jorge e da Coordenadora Marta, anotaram fatos relevantes das modalidades que estavam encarregados de preparar o trabalho. As turmas demonstraram interesse durante a pesquisa e levaram para casa suas anotações que serão base para elaborar texto e cartazes a ser apresentado a turma.
Como parte deste projeto aconteceu hoje em nossa escola, dia 14 de agosto, uma palestra realizada por atletas para-olímpicos nacionalmente reconhecidos por participarem de vários eventos esportivos.
A
palestra atingiu não apenas os alunos envolvidos neste projeto, mas toda a escola que participou atentamente do depoimento dos atletas e assistiram os vídeos, fotos e dados exibidos por eles no pátio da escola. Um exemplo de garra de verdadeiros heróis esportivos e de superação de seus limites físicos, emocionais e sociais. Foi emocionante a lição de vida deixada por estes heróis!