segunda-feira, 21 de maio de 2007

XADREZ - 5ª Série (51), 7ª Série (71) e 8ª Série (81)

O professor Jorge leciona Educação Física para as turmas: 5ª Série (51), 7ª Série (71) e 8ª Série (81) e está realizando com estas turmas atividades na Sala Informatizada que tem como objetivo oferecer aos alunos a condição de praticar um esporte, que também é considerado jogo, desenvolver seu raciocínio lógico, estratégias, lateralidade, noções de espaço, etc., tendo no xadrez não o fim, mas um meio que possa auxiliá-lo para melhorar sua alta estima, organização, formação de valores que possibilitem a construção de sua cidadania. Iniciamos a atividade na semana de 14 a 18/05/2007, utilizando o site: http://www.clubedexadrez.com.br/portal/xadrezbasico.asp como referência para o conhecimento teórico do jogo bem como apropriação das regras:

Clique na imagem para acessar ao site

Nesta atividade tivemos dificuldade, pois com todos os computadores ligados no mesmo site e com uma conexão lenta de Internet o site, o mesmo não abriu completamente, inviabilizando que os alunos navegassem no menu, ficando uma navegação restrita à página principal do xadrez básico. No entanto no segundo encontro mudamos de estratégia e fizemos uma navegação coletiva no menu, utilizando o projeto multimídia para conhecendo as peças, movimento e jogadas eu estarão no menu e que não foi possível visualizar anteriormente. Na semana de 21 a 25/50/2007, as atividades foram suspensas tendo em vista o afastamento do professor Jorge, por motivo de doença. Mas em seu retorno está prevista a finalização da pesquisa e exploração do site com o conteúdo teórico e uma apresentação de trabalho em sala de sala sobre esta teoria e as regras do jogo. Posteriormente teremos como atividade na Sala Informatizada o jogo on-line no site: http://www.topjogos.com.br/jogo-de-xadrez.aspx

Clique na imagem para acessar ao site

As atividades estão sendo realizadas em dupla visando à parceria na pesquisa e o jogo de estratégia. Estas atividades foram programadas estrategicamente em dias de mau tempo, oportunizando o uso deste espaço quando o uso da quadra está inviável.

Um comentário:

Carol disse...

Que legal esse site!!! É bom conhecer novos espaços de interação e divertimento ;o)
Abraços