sexta-feira, 13 de julho de 2007

FÉRIAS DE JULHO

Gostaríamos de agradecer a todos que visitam o Blog da Sala Informatizada de E. B. M. Pe. João Alfredo Rohr. Agradecer também a todos que comentaram, sugeriram e apreciaram os projeto/atividades aqui desenvolvidos. É férias então vamos descansar, mas voltaremos em Agosto com muitas novidades... Por isso voltem sempre!! Confiram!!!
BOAS FÉRIAS!!!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

FÁBULAS - 2ª Série (21 e 22) e 3ª Série (31 e 32)

O projeto Fábulas está sendo desenvolvidos com as turmas 2ª Série (201 e 202) e 3ª Série (31 e 32), sob responsabilidade da Profª Elisabeth Jorge, em parceria com a Bibliotecária Ângela Mª Leite, e a coord. da Sala Informatizada Marta R. Nunes. O projeto tem por objetivo reconhecer o gênero textual (fábulas) e proporcionar momento de leitura em livros e online. O projeto teve início em sala de aula com a leitura de algumas fábulas dos livro selecionados na biblioteca e também ouvimos fábulas em CD's. Conhecendo as fábulas partimos para uma análise da características de um texto deste gênero e em seguinda os alunos foram desafiadas a criar finais diferentes para as fábulas lidas. Ex: a Cigarra e a Formiga. Este projeto pretende desenvolver os seguintes conceitos:
  • Leitura de um gênero textual (Fábulas)
  • Reconhecer a extrutura do gênero
  • Produção textual, observando sua ortografia.

Concluída as atividades de leitura e reconhecimento da estrutura das fábulas, bem como a escrita de um novo final para as fábulas. Iniciamos hoje, dia 12 de junho de 2007 na Sala Informatizada um momento gostoso de leitura de fábulas na Web observando as estrutura as fábulas e as diversas formas de apresentação, com inserção de textos, imagens animadas, som, cores adequadas ao texto.

Esta atividade em parte ficou prejudicada na exploração dos sites de referência nos computadores pelas duplas, tendo em vista que estamos com uma velocidade de internet cada vez mais lenta. Então fizemos a exploração dos sites mais carregados com audio, imagem e textos no coletivo fazendo o uso do projetor multimídia.

SITES DE REFERÊNCIA:

Após este momento coletivo, as crianças se organizaram em duplas e cada dupla escolheu uma fábula para modificar o final ou fazer a releitura desta história.Para a produção textual nos computadores escolhemos o software Micromundos. No primeiro dia da produção das fábulas no Micromundos, várias duplas já concluiram a produção textual. No próximo encontro, que se dará após o período de férias, estaremos concluido a produção textual e inicando a ilustração destas fábulas. Pretendemos ainda inserir um fundo musical e animação das imagens. A Avaliação deste projeto se dará processualmente tendo como ênfase a produção textual e criatividade. Temos prevista socialização das produção no decorrer e ao final do projeto.

(CLIQUE NAS IMAGENS E LEIAS AS FÁBULAS)

De volta as aulas, nesta primeira semana de agosto retomamos o projeto socializando as produções, e neste momento fizemos uma reestruturação de texto, observando em todas as produções as necessidades de correções bem como o encaminhamento para que os alunos retomassem suas produções. Após a socializações os alunos voltaram ao computador para terminar suas fábulas.

Na próxima semana estaremos concluindo as fábulas para uma socialização final e impressão dos trabalhos.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

TRABALHANDO OS JOGOS PAN AMERICANOS E PARA PAN AMERICANOS - 5ª Série (51), 7ª Série (71) e 8ª Série (81)

Utilizando o imenso interesse demonstrado até então pelo Governo Federal e a grande repercussão que os jogos pan-americanos e para pan-americanos nos trarâ, visto que eventos desta magnitude seÍnpre provocam situações como curiosidade, interesse de acompanhar e muitas vezes inclusive de praticar as modalidades desportivas contempladas nestes jogos, além dos diversos fatores positivos inclusos nestes, tais çomo: hábitos de saúde, participar, socialização e também questões como ganhar e perder, e como conviver e superar estas.
Pensando desenvolver competências e atingir objetivos abaixo, foi que iniciamos neste semana uma pesquisa na Internet.
Objetivo geral: Através destes eventos, reforçar a aquisição de conhecimentos de atividades desportivas, e quais são os benefícios que estas proporcionam aos seus participantes, seja na parte fisica bem como na parte social.
Objetivos Específicos : - Conhecimento dos esportes, regras e adaptações. - Desenvolver através da pesquisa e da observação, conceitos de colaboração, trabalho em equipe, senso de justiça e de superação. ' - Noções de inclusão e cidadania. - Hábitos de saúde.
Pan Americano Rio 2007

Comitê Olímpico Brasileiro

Comitê Para Olímpico Brasileiro

Profissionais Envolvidos: Professora Patrícia (Auxiliar de Ensino) Professor Jorge (Educação Física) Professora Ângela (Bibliotecaria) Professora Marta (Coord.Sala lnformatizada)

Os alunos realizaram as pesquisa na Internet, na Sala Informatizada, sob orientação do Profº Jorge e da Coordenadora Marta, anotaram fatos relevantes das modalidades que estavam encarregados de preparar o trabalho. As turmas demonstraram interesse durante a pesquisa e levaram para casa suas anotações que serão base para elaborar texto e cartazes a ser apresentado a turma.

Como parte deste projeto aconteceu hoje em nossa escola, dia 14 de agosto, uma palestra realizada por atletas para-olímpicos nacionalmente reconhecidos por participarem de vários eventos esportivos.

A palestra atingiu não apenas os alunos envolvidos neste projeto, mas toda a escola que participou atentamente do depoimento dos atletas e assistiram os vídeos, fotos e dados exibidos por eles no pátio da escola. Um exemplo de garra de verdadeiros heróis esportivos e de superação de seus limites físicos, emocionais e sociais. Foi emocionante a lição de vida deixada por estes heróis!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

LIVRO DE RECEITAS DA CHAPEUZINHO VERMELHO - 3ª Série 31 e 32

Este projeto/atividade teve início com uma sessão de vídeo: "Deu a Louca na Chapezinho Vermelho". Onde um coelho rouba o livro de receitas da vovó. A história inspira o grupo a pesquisar receitas de doces na biblioteca e em casa com a família.
Já na sala informatizada os alunos terão a tarefa de escrever uma história com os personagens do vídeo em seguida um personagem deverá dar uma receita (uma receita pesquisada pelo grupo).
Este Projeto/atividade tem o objetivo de conhecer e produzir textos do gênero: Narrativo - Receita, desenvolver habilidades e apropriar-se dos seguintes conteúdos:
  • Gênero de texto: Receita
  • Produção de texto
  • Pontuação
  • Leitura/oralidade.

Para realização destas produções de textos, utilizaremos o software Micromundos, programando animação para o personagem e inserindo som (na fala do personagem) quando o mesmo der a receita, pois pensamos não num livro impresso mas um livro digital.

Os alunos já fizeram a capa para o livro de histórias e estão produzindo a história .

Posteriomente terão a tarefa de produzir o livro de receitas digital.

O trabalho na sala informatizada está sendo realizado em duplas e percebemos grande envolvimento dos alunos na proposta, bem como empenho na produção textual e ilustração do livro.
Os alunos serão avaliados processualmente através da observação diária e da produção final do livro de receitas.
O projeto/atividade faz uso de diversos ambientes da escola, como: sala de aula, biblioteca e sala informatizada. E envolve os seguintes profissionais: Profª Elisabeth, professora das 3ªs Séries, Profª Marta, coordenadora da Sala Informatizada e Ângela, bibliotecária.
De volta as aulas, nesta primeira semana de agosto retomamos o projeto socializando as produções, e neste momento fizemos uma reestruturação de texto, observando em todas as produções as necessidades de correções bem como o encaminhamento para que os alunos retomassem suas produções. Após a socialização os alunos voltaram ao computador para terminar suas histórias e ilustrações. Neste dia prosseguimos as atividades e alguns alunos já iniciaram a digitação da receita que irá compor o livro de receita virtual. Na próxima semana estaremos dando continuidade ao livro de receitas digitando e preparando a página da narração da receita pelo personagem da história.
Já digitamos a receita, gravamos a narração das receitas por um personagem da história.
Os alunos nunca tinham usado as feramentas de gravação e esta atividade além de proporcionar um conhecimento novo percebemos que desenvolveu a oralidade, dicção e fluência na leitura.
Mesmo com a ausência da coordenadora, por motivo de doença a professora Elizabeth deu continuidade ao projeto.
Estamos na fase final do projeto, iniciamos em novembro a animação. Os alunos também nunca haviam utilizado os comandos de movimento. Muito trabalho, pois a criançada está aprendendo os comandos e solicitam muita ajuda. Mas muito entusiasmo e alegria de ver tudo tão bonito e com movimentos. Pretendemos encerrar neste mês e socializar as produções na última reunião de entrega de boletins para os pais.

ALFABETO VIRTUAL - 1ª Série 11

Estudando sobre alimentação e nutrição os alunos da 1ª Série, sob responsabilidade da professora Gisele, professora da turma, iniciaram a confecção de um alfabeto virtual. Esta atividade tem o objetivo de identificar alimentos que iniciam com determinadas letras do alfabeto.
Os alunos estarão desenvolvendo a capacidade de reconhecer as letras do alfabeto, de produzir a escrita de palavras, o hábito de uma alimentação saudável, a criatividade e motricidade no uso do mouse para realizar desenhos.
Os alunos pesquisam os alimentos em folhetos de supermercados , escrevem a letra do alfabeto e o nome do alimento, também ilustram . Compondo coletivamente um livro de alimentos em ordem alfabética.
Está prevista a socialiação dos trabalhos no grupo e a reestruturação das palavrinhas escritas pelos alunos, durante e no final do processo.
Para realização deste trabalho, estamos utilizando o software Micromundos que possibilita a inserção de caixinhas de textos e o desenho livre.
Estas atividades festão sendo realizadas na Biblioteca e na Sala Informatizada.
Os alunos estão sendo avaliados durante o processo pela critatividade, envolvimento e produção da escrita.
A cada encontro percebemos o grande interesse pela escrita utilizando o teclado e mais intimidade com o software. Demonstram muita alegria no contato com a tecnologia vivenciada neste ambiente de aprendizagem.
Hoje foi nosso último encontro deste projeto/atividade, socializamos o trabalho no grande grupo, depois voltamos ao computador para concluir o que estava faltando.
Segue um miniatura de como ficaram as produções:
Imprimimos as produções dos alunos para expor na sala.