quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Oficina do rádio


Aconteceu em setembro, com alunos monitores da rádio, onde tivemos encontros semanais, todas as 4ª feiras, no horário oposto, sendo assim a oficina foi ofereciida nos dois turmos, de manhã para os monitores que estudam no periodo da tarde e a tarde para os monitores que estudam no turmo: Matutino.

Nestes momentos os monitores conheceram  um pouco sobre a história da rádio,  pensamos juntos na estrutura de uma rádio escolar, apredemos utilizar o programa de gravação e edição de audio (Audacity) e encaminhamos as primerias ações para a implantação da rádio.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que um par de sapatos pode fazer?

"O que um par de sapatos pode fazer?"
É o projeto rádio-escola desenvolvido todas as quinta-feiras das 16:oo as 17:oo horas.
No último encontro, na quinta-feira passada, fizemos a oficina de  bonecas africanas Abayomi. Foi muito legal, ouvir a Professora Vanusa contar a origem das bonecas abayomi, ensinar como elas eram feitas nos navios negreiros e saber porque elas chamam-se Abayomi.
Neste momento também tivemos a cursiosidade em ver como eram os navios negreiros e o contexto em que se originou estas bonecas. Vimos então o filme:
A partir daí, iniciou-se uma conversa sobre o preconceito e decidimos então  que este seria um ótimo tema para uma rádio novela.
A professora Fabiane nos explicou que aspétos são esenciais para um roteiro de rádio novela. Como tarefa para a semana  e combinamos que todos deverão pensar num  enredo que trate do preconceito na escola para o próximo encontro. Darmos inicio ao nosso roteiro da rádio novela.

domingo, 13 de setembro de 2009

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO
Comunicamos o falecimento do nosso aluno Jean, do 5a série do Ensino Fundamental, neste sábado, dia 12 de setembro de 2009. O mesmo está sendo velado no Cemitério do Itacorubi e seu enterro acontecerá as 15 horas do dia 13/09/2009.
Prestamos solidariedade e orações a toda família. Temos certeza que Cristo ressuscitado o acolheu em seus braços.
"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."
Amado Nervo

† SAUDADES DO NOSSO GRANDE GUERREIRO JEAN!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Projeto Rádio Escola

Professores Responsáveis: Karla (Educação Física), Marta Rossetto Nunes (Coord.S.I.) e Raquel Inserhard (Apoio Pedagógico)
Professora Parceira: Dinara (Ciências)
Alunos Monitores e representantes das turmas:

Nossa escola decidiu em sua ultima reunião pedagógica acatar o desafio de implantar a rádio escolar em nossa unidade de ensino. Sendo assim a implantação da rádio tornou-se meta do planejamento da Sala Informatizada para 2009.

O projeto tem como objetivo “reavivar” o uso da rádio na vida escolar, mostrando sua importância no processo educativo. Uma vez que este é uma ferramenta importante no processo ensino aprendizagem.

O projeto prevê a sua implantação e funcionamento em três momentos da construção do conhecimento científico, construção da cidadania e aprendizado  técnico da seguinte forma:
  1.  Professores parceiros envolvem em seu planejamento um roteiro de trabalho onde a produção final do conteúdo abordado é o audio. Neste sentido no mês de outubro trabalhamos com a parceria da professora Dinara, professora de ciências. Que planejou com a 5ª série (52) a elaboção de aúdios quando abordou com esta turma os problemas ambientais e orientação para a preservação do meio ambiente.
  2. Com alunos representantes das turmas 5ª a 8ª Séries, conhecidos como monitores da rádio, escolhidos pelas turmas de 5ª a 8ª Séries. Estamos trabalhando com a organização, gravação e edição dos programas no horário oposto.
  3. Com toda escola, durante o recreio, onde o projeto prevê a  implantação da rádio através de dinâmicas que envolvam toda escola, alunos de 1ª a 8ª séries e profissionais da escola estarão participando destas dinâmicas que  irão definir varios aspéctos da estrutura da rádio decidindo e escolhendo o perfil e formato de nossa rádio. Posteriomente, esta participação da comunidade escola acontecerá durante a vinculação dos programas durante o recreio e online.
Fique ligado! em breve divulgaremos as primeiras açõs des te processo de implantação da nossa rádio.