segunda-feira, 20 de julho de 2009

Festa Julina - Arraiá "Arfredo Rohr"

Aconteceu no dia 17/07/09, o arraiá "Arfredo Rohr". Foi animadíssima a festança com a criançada.
Um sucesso as apresentações das turmas e uma gostosura a comilança! Não podemos esquecer que tivemos a brilhante participação do Boi de Mamão do canto da lagoa.
Como coordenadora da Sala Informatizada estivemos registrando cada sorriso e cada alegria com fotos e vídeos desta festa tão bonita!
Parabéns a todos que trabalharam com que este evento acontecesse, a cada coração generoso que contriubuiu com doações, a cada professor e professora que com tanto carinho e paciência organizou uma apresentação com seus alunos.
E acima de tudo parabenizamos os alunos e alunos que são o motivo desta festa e que com muita participação, colaboração, respeito disciplina e alegria esteve abrilhantando esta festa tão bonita!
Aguarem que na volta as aulas estaremos compartilhando as fotos e vídeos da festa.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Recontando Fábulas" - 3º ano (31)

O Projeto "Recontando Fábulas" nasceu do desejo de encantar os estudantes, levando-os a refletirem, também, sobre valores éticos e sociais
E nada melhor do que as fábulas, histórias tão antigas (mas tão atuais!!) para nos ajudar nessa missão tão relevante para a formação de nossos pequenos cidadãos. Afinal, “é devagar que se vai longe”. E, certamente, os frutos serão fecundos!
Pensando em estimular a leitura, a escrita e a criatividade (e tantas outras linguagens!!!), professora Beth proporcionou aos alunos (as) para realizarem uma viagem ao Mundo das Fábulas.

Na bagagem, levamos muitas histórias de fabulistas consagrados em livros, vídeos, sites, vídeos, tambémestava nesta bagagem lápis, borracha, computador (resumindo:muitas coisas) e muita animação!

Mas como quem conta um conto (ou melhor, uma fábula), aumenta um ponto, os (as) alunos (as) FABULARAM, associando seus conhecimentos sobre este gênero textual, suas pesquisas e vivênciasresultado? Criações belíssimas e, como não podia deixar de ser, cheias de ensinamentos.

Utilizamos os software Editor de Texto do Broffice e o sotware de desenho Tux Paint para realização desta tarefa. Muitos alunos apresentaram dificuldade de concentração, outros dificuldade na escrita do texto, o que justifica alguns entraves no percurso, porém as conquistas foram muitas e veja como ficaram os textos:

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A FORMIGA E A CIGARRA

UM DIA DE MUITO CALOR A FORMIGA ESTAVA TRABALHANDO E A CIGARRA ESTAVA BRINCANDO, QUANDO A FORMIGA TRABALHAVA MUITO E ESTAVA COM CALOR E DAÍ CHEGOU O INVERNO E A CIGARRA ESTAVA MORRENDO DE FRIO E PEDIU AJUDA PARA A FORMIGA SE PODIA FICAR NA CA\SA DELA.

A FORMIGA DEIXOU A CIGARRA ENTRAR NA CASA DELA E BRINCARAM MUITO SEM PARAR. E FELIZES PARA SEMPRE.



MORAL DA HISTÓRIA: DEVEMOS SEMPRE AJUDAR NOSSOS AMIGOS.

AUTORA: AMANDA CRISTINA HONEM.
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Anderson de assis vieira.
ANDERSON DE ASSIS VIEIRA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Observação: Anderson é um aluno especial e muito amado pela turma, ele adora a letra inicial do seu nome.

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O MACACO E O SAPO
O MACACO DESAFIOU O SAPO PARA UMA COMPETIÇÃO.
A COMPETIÇAO FOI ÓTIMA.
NA COMPETIÇÃO O SAPO GANHOU A CORRIDA
E O MACACO ACEITOU A COMPETIÇÃO E ELES FORAM LÁ NO SÍTIO.
O MACACO SE EXIBINDO NA CORRIDA E O SAPO PULOU COM TODAS A S SUAS FORÇAS.
ORAL DA HISTÓRIA: NUNCA DEVEMOS NOS EXIBIR QUANDO ESTIVEMOS FAZENDO ALGUMA COISA.

AUTOR: DAVI

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FORMIGA E A ABELHA
ERA UM LINDO DIA E A FORMIGA ESTAVA PASSEANDO PELO PARQUE, ENQUANTO A ABELHA ESTAVA VOANDO.
A FORMIGA A CONVIDOU PARA UMA FESTA E CHEGANDO LÁ PASSOU, E PASSOU O TEMPO E A ABELHA NÃO AGUENTAVA, MAS A FORMIGA QUERIA QUE A ABELHA FICASSE DANÇANDO, MAS A ABELHA SAIU DA FESTA E ELA FOI PARA A COLMÉIA DAS ABELHAS.
FIM.

MORAL DA HISTORIA:NUNCA OBRIGUE ALGUÉM A FAZER O QUE NÃO QUER.
AUTORA: EDUARDA
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O CACHORRO E O GATO
ERA UMA VEZ UM CACHORRO QUE SÓ FUGIA DE CASA E UM DIA ELE FUGIU DE CASA E ENCONTROU UM GATO.
ELE ESTAVA CAVANDO E O CACHORRO AJUDOU E O GATO FALOU:
- NUNCA RECEBI UM CACHORRO ME AJUDANDO.
E O CACHORRO FALOU:
- QUE INTERESSANTE MAS EU JÁ AJUDEI MUITOS GATOS QUE TODOS FALAM TODOS MESMA COISA.
E O GATO PERGUNTOU:
- QUER COMER NA MINHA CASA?
- MAS VOCÉ TEM DONA NA SUA CASA?
O GATO FALOU RESPONDEU: - CLARO QUE NÃO!
- ESTA BEM EU VOU.
O GATO DISSE: - VOU FAZER UMA FESTA!
MORAL DA HISTÓRIA: UMA VERDADEIRA AMIZADE NUNCA SI ACABA
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O BURRO E O CAVALO
O CAVALO ESTAVA ANDANDO E VIU O BURRO E CONVIDOU PARA UMA FESTA.
ELE FOI LÁ E VIU TODOS OS ANIMAIS. LOGO CONVIDOU ELES PARA BRINCAR DE PEGA PEGA.
ELES FORAM MUITO LONGE E O CAÇADOR PEGOU O CAVALO. O BURRO TENTOU SALVAR O CAVALO, MAS NÃO CONSEGUIU.
NO OUTRO DIA OS ANIMAIS SALVARAM O CAVALO DO CAÇADOR.


MORAL DA HISTÓRIA: OS AMIGOS SEMPRE AJUDAM.
AUTOR: FÁBIO
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A BORBOLETA E O BURRO

ERA UM LINDO DIA DE SOL E A BORBOLETA ESTAVA VOANDO PELO BOSQUE, QUANDO SUA ASA QUEBROU E ELA ENCONTROU O DONO BURRO E ELE DISSE PARA A DONA BORBOLETA SE ELE PODIA AJUDAR ELA.
DAÍ ELA CONCORDOU QUE O BURRO AJUDASSE E ELE ARRUMOU A ASA DA BORBOLETA.ENTÃO ELES APERTARÃO AS MÃOS E FICARÃO AMIGOS E O BURRO CONVIDOU A BORBOLETA PARA TOMAR UM CAFEZINHO BEM GOSTOSO E BEM QUENTINHO DE PELAR A BOCA.


MORAL DA HISTORIA: NUNCA DESPREZE SEU AMIGO
AUTORA: IZADORAO BURRO E A GALINHA

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ERA UMA VEZ UM BURRO QUE SÓ BRINCAVA.
UM DIA O BURRO ENCONTROU UM OVO E NÃO SABIA O QUE FAZER.
LEVOU O OVO PARA O FAZENDEIRO E O FAZENDEIRO LEVOU PARA CIDADE, MAS ELE NÃO TINHA NEM UM VALOR.


MORAL DA HISTÓRIA: NÃO SEJA UNHA DE FOME. MATE A FOME DO PRÓXIMO.
AUTORA: JAQUELINY SUMARA O.DE SOUZA
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A LEBRE E O PASSARINHO
A LEBRE CHEGOU NA FLORESTA COM UM ASSUNTO.
O PASSARINHO FICOU MUITO CURIOSO PRA SABER, MAS A LEBRE NÃO QUIS CONTAR.
ENTÃO A LEBRE DISSE:
- PORQUE NÃO É DO SEU INTERESSE!
E O PASSARINHO FICOU ZANGADO PORQUE ELE NÃO QUIS FALAR O ASSUNTO PRO PASSARINHO E O PASSARINHO FOI PRA SUA CASA ZANGADA E CHATEADO.
NO OUTRO DIA ELE FOI NAQUELA ÁRVORE E CHEGOU A LEBRE NA FLORESTA E O PASSARINHO NÃO QUIS DÁ BOLA PRA LEBRE. ENTÃO A LEBRE FALOU COM O PASSARINHO E O PASSARINHO NÃO QUIS FALAR COM A LEBRE.
- PORQUE TU NÃO QUER FALAR COMIGO? FALOU A LEBRE .
- PORQUE TU NÃO QUIS FALAR O ASSUNTO PRA MIM. FALOU O PASSARINHO.
- TÁ BOM EU VOU FALAR PRA TI! FALOU A LEBRE.
- É PORQUE VAI TER UM ANIVESÁRIO DA MINHA IRMÃ E ELA VAI FAZER DEZ ANOS DE IDADE E VAI SER NO DOMINGO. VOCÊ QUER IR NA FESTA ? FALOU A LEBRE.
- TÁ BOM A GENTE SE VÊ LÁ NA FESTA ! FALOU O PASSARINHO.
E A LEBRE FOI PRA CASA FALAR PRA IRMÃ E A IRMÃ GOSTOU MUITO .
O PASSARINHO FOI NA MESMA HORA COMPRAR O PRESENTE E CHEGOU NO DOMINGO ELA FOI PRO ANIVESÁRIO DA IRMÃ DA LEBRE.
COMERAM O BOLO, DOCINHO E MAIS COISAS.
BRINCAVAM ATÉ CANSAR!
A LEBRE PEDIU DESCULPA PRO PASSARINHO E O PASSARINHO DESCULPOU E ELES FICARAM AMIGOS PRA SEMPRE E O PASSARINHO FOI PRA CASA BEM FELIZZZZZ...

MORAL DA HISTÓRIA: NÃO DEVEMOS GUARDA SECREDO POR AMIGOS.
AUTORA: LARISSA

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O BURRO FUJÃO
ERA UMA VEZ UM BURRO QUE GOSTAVA MUITO DE PASSEAR NA FLORESTA E BRINCAR COM SEUS AMIGOS.
PARA BRINCAR ELE FUGIA DO FAZENDEIRO ESCONDIDO, MAS UM DIA CHOVEU MUITO E O BURRO NÃO PODIA SAIR DE CASA PARA BRINCAR.
E ELE TEVE QUE FICAR EM CASA E O FAZENDEIRO FICOU MUITO FELIZ. MAS O BURRINHO COMO BRINCAVA MUITO FICOU MUITO TRISTE.
NO DIA SEGUINTE NÃO CHOVEU E ELE PODE BRINCAR COM SEUS AMIGUINHOS O DIA TODO. QUANDO CHEGOU A NOITE ELE TEVE QUE IR EMBORA PARA CASA.
O FAZENDEIRO QUERIA MATAR O BURRINHO, O BURRO FUGIU E VIVEU FELIZ PARA SEMPRE


MORAL DA HISTÓRIA: SEMPRE CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS.
AUTORA: LUANA
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O leão e o ratinho
Era uma vez um leão que estava muito cansado, daí de repente um ratinho apareceu e ele levou um susto.
Ele perseguiu e pegou o ratinho e levou para sua casa e comeu o ratinho.
O ratinho começou a se mexer e o leão vomitou e o ratinho conseguiu fugir, então o leão ficou sem comida.

MORAL DA HISTÓRIA: TRATE BEM OS SEUS AMIGOS PARA ELES TE TRATAR BEM TAMBÉM.
AUTOR: MAILSON MARQUITE DE OLIVEIRA.
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A LEBRE E O CAVALO
UM DIA A LEBRE QUERENDO BRINCAR DE PIRATA CONVIDOU O CAVALO, E O CAVALO DISSE:
- SIM VAMOS BRINCAR.
A LEBRE PENSOU: EU ESCONDI O TESOURO E ELE NUNCA VAI ACHAR.
ENTÃO A LEBRE DISSE:
-O TESOURO ESTÁ NA FLORESTA.
O CAVALO FOI LÁ NA FLORESTA E DEPOIS ESCURECEU E O CAVALO SI PERDEU E A LEBRE FOI ACHAR O CAVALO E A LEBRE DISSE:
-CAVALO ONDE VOCÉ ESTA?
CAVALO DISSE:
-SOCORRO LEBRE! ESTOU NO MEIO DO MATO !
E A LEBRE CORREU DE MEDO.
E O CAVALO FICOU PERDIDO PARA SEMPRE.

MORAL DA HISTORIA: NUNCA BRINQUE DE UMA BRINCADEIRA PERIGOS.
AUTOR: RICHARD

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Gcompris - Jogos com as turmas de 1º ano a 4ª série

Gcompris

O Gcompris é um jogo educativo completo. Com ele é possível se trabalhar diversas habilidades cognitivas. A interface é chamativa, colorida, bonita e bem chamativa, ideal para as crianças pequenas da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

O menu principal apresenta as opções: jogos de tabuleiro, jogos matemáticos (soma, subtração e multiplicação até um dezena) , jogos de memória, jogos de raciocínio lógico e puzle. Na verdade, o Gcompris é uma coletânea com diversos jogos juntos onde o educando pode aprender cores, quantidades além de desenvolver diversas habilidades: raciocínio lógico-matemático, percepção, análise e síntese visual, associação, cores auxiliando e motivando o processo de aprendizagem. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções.

As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são em torno de 100:

  • Informatica/descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse.
  • Matemáticas: operações fundamentais, simetria, enumeração.
  • Ciências: o ciclo da água, o submarino, simulação elétrica.
  • Geografia: colocar os países sobre um mapa.
  • Jogos: quebra cabeças, xadrez, memória (destaque para a ferrovia), etcl
  • Leitura: prática de leitura e reconhecimento do alfabeto.
  • Outros: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial.

Veja como é este jogo sensacional no vídeo a seguir:

Ao abrir o programa, encontra-se o menu, trazendo as opções de temas para jogar. São elas:

  • Atividades de Entretenimento
  • Matemática
  • Tabela
  • Computador
  • Experiências
  • Leitura

Abaixo, encontram-se as opções:

  • Computador: Desligar,
  • Avião: Acerca do jogo,
  • Ferramentas: Configurações e
  • Ponto de interrogação: Ajuda.

Nas demais telas do Gcompris, encontra-se também os comandos:

  • Casa: volta a tela anterior,
  • Polegar: mostra se a questão está correta,
  • Dado: mostra o nível de dificuldade
  • Nota de música: repetir a pergunta

Passando o cursor sobre os ícones, aparecem as definições dos jogos. E para cada jogo, encontra-se as instruções no ponto de interrogação.

Na página oficial é possível baixar o programa tanto na versão para Linux quanto para o Windows, em mais de seis idiomas, inclusive o português do Brasil. http://gcompris.net/-pt-br

Em nossa escola este jogo foi o recurso mais utilizado no ambiente da Sala Informatizada com as turmas de séries iniciais no 1º semestre de 2009. Semanalmente as turmas acessaram a a este ambiente com o objetivo de desenvolver uma série de jogos do Gcomprix.

Veja no próximo vídeo como as crianças aprenderam brincando e aproveitaram este recurso tão rico: