terça-feira, 30 de setembro de 2008

OFICINA: CONSTRUINDO O LOGO DA NOSSA ESCOLA

PÚBLICO: ALUNOS (AS) DE 5ª A 8ª SÉRIES

DATA: 06/10/2008 (SEGUNDA-SEXTA-FEIRA) P/ AS TURMAS: 61, 71 E 81 HORÁRIO: 1ª, 2ª e 3ª AULA (VESPERTINO) DAS 13:10 AS 15:20 HORAS.

DATA: 06/10/2008 (SEGUNDA-FEIRA) P/ AS TURMAS: 52, 53, 62 e 82 HORÁRIO: 1ª, 2ª E 3ª AULA (MATUTINO) DAS 08:10 AS 10:10 HORAS.

ESTA OFICINA ESTÁ SENDO ORGANIZAÇÃO PELA PROFESSORA MARTA E ACONTECERÁ CONFORME DIA E HORÁRIOS ACIMA NA SALA INFORMATIZADA.

O OBJETIVO DA OFICINA: PREPARAR OS PARTICIPANTES PARA CRIAR UM LOGO E PARTICIPAR DO CONCURSO DE ESCOLHA DO LOGO DA ESCOLA.

VOCÊ QUE GOSTA DE DESENHAR PARTICIPE COM SEU TALENTO NA ESCOLHA DO SIMBOLO DA NOSSA ESCOLA QUE ESTARÁ ESTAMPADO NOS DOCUMENTOS, SITE DA ESCOLA, BLOG, INFORMATIVOS, ETC...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

NOVOS EQUIPAMENTOS

Foi informado na reunião de coordenadores de salas informatizadas, realizada em 24/09/2008, no NTE, que nossa escola, estará recendo uma nova sala informatizada ainda neste ano, isto é os equipamentos atuais serão trocados por equipamentos mais modernos e mais potentes.

Esta melhoria faz parte do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O NOME DA RÁDIO DA NOSSA ESCOLA

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOSSA RÁDIO.

O PRIMEIRO PASSO A ESCOLA JÁ DEU! HOJE A NOSSA RÁDIO GANHOU UM NOME, ATRAVÉS DE VOTAÇÃO DIRETA PELOS ALUNOS E PROFISSIONAIS DA ESCOLA. VEJA QUAL FOI O RESULTADO:

Agora, meninos e meninas, vamos caprichar! Nos próximos encontros, estaremos desenvolvendo os passos seguintes para implantação da nossa rádio! Teremos muito trabalho, mas será muito legal! É fantástico imaginar que teremos um espaço para tocar o nosso som, divulgar o trabalho que cada turma desenvolve com seus professores, e mais um espaço de comunicação, cultura e conhecimento!
Parabéns a todos que estão envolvidos nestes projetos acreditando que nossa escola pode ter sua própria rádio.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Chegou a hora de votar!

Chegou a hora de votar! Vote consciente!
Mas, não se trata de eleição para prefeito e vereadores de nossa cidade. Mas é hora de escolher o nome da Rádio da nossa escola. Sim, todos os (as) alunos (as), professores e profissionais da nossa escola terão uma rádio tocando durante os intervalos, olimpíadas, etc. E quem mais vai poder escutar a nossa rádio? Sim, todos que tiverem Internet disponível em seu computador Legal! então qualquer pessoa em sua casa, trabalho, no mundo inteiro poderá acessar a nossa Rádio pela Internet. Então vamos escolher... Os dois grupos responsáveis pela criação da rádio já escolheram um nome que irá a votação geral na escola durante a quinta feira dia 11 de setembro de 2008.
Veja as opções de voto:
  • Rádio Exodus Significado: do Lat. exodu - Gr. éxodos - éxo, para fora + odós, caminhos. m., saída para fora do país de um grande número de pessoas ou de um povo; emigração; o segundo livro do Pentateuco, onde se narra a saída dos Hebreus do Egipto (grafado com inicial maiúscula); o fecho das tragédias gregas; farsa do teatro romano, que se representava depois da tragédia.

  • Rádio Boy and Girl Significado: menino e menina

Vote na enquete ao lado

Meu som não é barulho, não - 6ª a 8ª Série (61, 71 e 81)

Oficina: "Meu som não é barulho, não!"
Hoje a tarde foi muito interessante, pois pudemos aprofundar nosso conhecimento no uso do Audacity, programas que estamos utilizando para gravar nossa voz, editar nossas vozes com fundo musical e efeitos especiais.

Em duplas ou trios demos início a uma produção de uma historia. Recebemos 3 frases as quais deveriam ser utilizadas no decorrer da nossa história. Gravamos a história e colocamos fundo musical. Criamos efeitos. Quando todos terminaram as gravações reunimos o grande grupo para escutar as produções de cada grupo.

Veja como foi legal este momento de gravação:

A profª Márcia, orientadora do estágio fez uma reflexão quanto ao nome da rádio, esclarecendo o significado de seus nomes e em seguida propôs que votássemos um dos nomes eleitos na semana anterior, ficando com apenas um nome para ir para cédula de votação com o nome do grupo da manhã: “Vamo fazê barulho”. O grupo teve oportunidade de acrescentar mais nome e em seguida todos votaram. Radio Boy and Girl foi o nome eleito para compor a cédula.

Fiquem ligados! A eleição acontecerá nas salas de aula na próxima quinta-feira, dia 11 de setembro.

Vamo fazê Barulho !!! - 5ª a 8ª Séries (52, 53 62 82)

O encontro desta semana foi muito legal! Hoje assistimos a um pequeno vídeo sobre a "A Era da Radio novela" e pudemos perceber que recursos de sonoplastia. Também escutamos o áudio da história da Cigarra e a Formiga, percebemos neste áudio que podemos dar várias entonações a nossa voz imitando personagens diferentes. Depois disto, nossa tarefa foi gravar a história da Cigarra e a Formiga ou outra história no Audacity, que é o programa que estamos usando no computador para gravar nossa voz e fazer o uso de instrumentos e outros sons que podemos produzir com nossa boca. O grupo foi muito criativo e talentoso criando um áudio muito legal.
Veja como o grupo trabalhou intensamente:
Tivemos a oportunidade de escutar o que cada dupla gravou e ao final conversamos sobre o nome da rádio. Dos três nomes levantados na semana anterior foi proposto tirar apenas um nome pelo grupo "Vamo fazê barulho" para a eleição geral do nome da rádio. Êxodo foi o nome mais votado, que deverá compor a cédula com o nome do grupo "Meu som não é barulho, não!
Fiquem ligados!
A eleição acontecerá nas salas de aula na próxima quinta-feira,
dia 11 de setembro.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Viagem pela Europa - 8ª série (81)

VIAGEM PELA
Esta viagem está chegando ao fim, foram 2 semanas de pesquisa intensiva e agora nosso viajantes estão prontos para contar como foi o seu roteiro de viagem.
Na próxima aula de geografia:
  • DATA: 04/09/2008 (Quinta feira)
  • AULA/HORÁRIO: 5ª AULA (11:15h as 12:00 horas
os (as) alunos (as) da 8ª série (81) estarão reunidos na Sala informatizada para apresentar seus trabalhos.
Esta apresentação terá continuidade na proxima semana:
  • DATA: 08/09/2008 (Segunda-feira)
  • AULA/HORÁRIO: 1ª e 2ª aula (08:00h as 09:30 horas)
Conheça como foi planejada o rorteiro de pesquisa:
Objetivo: Conhecer as principais características de alguns países europeus. Para isso, os alunos, em duplas escolheram dois países ( na sala de aula) para pesquisaram sua localização ( pontos de referência, limites), capital, língua oficial, características em geral (como físicas, humanas, populacionais, econômicas) e curiosidades que chamaram atenção. Também precisam explicar o porque da escolha das características e das curiosidades. Fica mais interessante procurar ter um ponto de referência para comparação com Florianópolis, Santa Catarina ou Brasil. O trabalho deverá seguir as referências de um trabalho científico já explicadas pela Professora Josefina ( introdução, desenvolvimento, conclsão e referências) A avaliação será feita em dois momentos. Primeiramente, através da apresentação oral do trabalho na sala informatizada e, no segundo momento, o trabalho escrito. O cronograma previsto consta de de quatro aulas para a pesquisa e preparação do trabalho na sala informatizada, duas aulas para discussão das dúvidas na sala de aula e duas aulas para apresentação, conforme apresentamos abaixo: Dia 18 de agosto 1ª - aula - sala informatizada 2ª - aula - sala de aula para a discussão das dúvidas e dificuldades Dia 21 de agosto - sala de aula Dia 25 de agosto - 1ª e 2ª aula na sala informatizada Dia 28 de agosto - 5ª aula - sala informatizada Dia 1º e 4 de setembro, socialização na sala informatizada Dia 4 de setembro entrega do trabalho impresso pronto Llista dos alunos com os países já escolhidos na sala: Alisson e Rodrigo - Rússia e Alemanha Camila e Everson - Espanha e França Eduarda e Marcelo - Suécia e Grécia Fabrício e Gustavo - Portugal e Andorra Iara e Mariana Santos - Suiça e Itália Letícia e Priscila - Áustria e Noruega Mariana Nunes - Holanda Patrícia - Hungria Mauro - Islândia Tamyris - Finlândia